• Previsão do Tempo

    Busca

    Parceiros

    Visualizar Curiosidade

    Ens. Fundamental

    01/04/2009

    Formigas

    Elas parecem inofensivas, mas são tão nocivas quanto baratas

    Formigas domésticas parecem amigáveis e inofensivas, mas na verdade são tão perigosas para a saúde quanto as baratas. O problema é cultural: elas não causam mesmo asco e temor, porque são pequenas e não têm aspecto nojento como as baratas, mas tem a mesma capacidade de contaminar alimentos e ambientes, além de serem mais difíceis de eliminar.

    As formigas passam por lugares contaminados, como lixo e esgoto. Por isso são vetores mecânicos de organismos patogênicos encontrados nesses locais, que podem acarretar doenças diversas, principalmente as relacionadas com problemas gastrointestinais, como diarréias e vômito.

    A principal forma de controle é a prevenção. A manutenção de um ambiente sempre limpo e a eliminação de pontos de entrada ou de abrigo são as melhores armas contra a formiga.

    O controle caseiro com inseticidas pode acarretar uma multiplicação de ninhos, já que apenas algumas formigas morrem e as de mais acabam criando novos formigueiros.

    ·          Espalhe fumo nos lugares mais freqüentados, ou coloque pedaços de limão nos cantos vos armários e da pia. As formigas não suportam o cheiro de limão e do fumo, e desaparecem bem rápido.

    ·          Plante hortelã perto das portas e janelas. Coloque folhas de alfazema ou cânfora nos locais onde elas costumam aparecer.

    ·          Pendure galhos secos de poejo ou de arruda nos armários para manter as formigas longe dos alimentos.

    ·          Para as formigas não ficarem no interior do açucareiro, ponham pedaços de casca de limão ou um sache com cravo-da-índia, elas odeiam esses cheiro.

    ·          Depois de encontrar o local por onde elas entram, injete com uma seringa água e detergente. Dessa maneira, as formigas morrerão de desidratação.

    ·          Utilizar inseticidas em spray não dá bom resultado, pois as espécies de formigas urbanas possuem ninhos com milhares de operárias (formigas que trabalham), dezenas de rainhas (que botam ovos) e cria (ovos, larvas e pupas) e, quando percebem o cheiro do inseticida, tratam de fugir para um local bem seguro, dividindo a colônia em vários pedaços e piorando a infestação.

    Outras Curiosidades

    Ens. Médio

    14/06/2010

    Ens. Médio

    01/04/2009

    Ens. Médio

    01/04/2009

    Ens. Médio

    01/04/2009

    Ens. Médio

    01/04/2009

    Ens. Fundamental 2º Ano à 4ª Série

    01/04/2009

    Ens. Médio

    01/04/2009

    Ens. Médio

    01/04/2009

    Ens. Médio

    01/04/2009



































    Galeria de Fotos