• Previsão do Tempo

    Busca

    Parceiros

    Edital para os alunos

    CONTEÚDO DME 2° BIM. 9° ANO

    13/06/2014

    Material de estudo para avaliação teatral do 2º Bimestre
    9º anos I e II

    Teatro do Oprimido

    O Teatro do Oprimido é genuinamente brasileiro, mas hoje é difundido no mundo inteiro - em mais de 70 países. O método estimula uma postura ativa em seus praticantes e espectadores. Como linguagem, pode incentivar à discussão de qualquer tema no qual exista um conflito claro e objetivo e o desejo e a necessidade de mudança. que extrapolem o âmbito do palco para a vida real, tornando-se fatos concretos.

    Por fim, oferece condições para que alternativas sejam encontradas e estimuladas, e A idéia surgiu na década de 70, época em que Augusto Boal era diretor do Teatro de Arena de São Paulo e um dos principais colaboradores na criação e consolidação da dramaturgia nacional. O projeto reúne exercício, jogos e técnicas que buscam a “desmecanização” física e intelectual dos atures e, especialmente, a democratização da peça, estabelecendo uma relação intrínseca com o espectador. São condições práticas para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro e, assim, amplie suas possibilidades de expressão.

    No Teatro-fórum a metodologia baseia-se, deste modo, na criação de pequenas situações reais, normalmente em oficinas de algumas horas, situações nas quais se verifica uma clara situação de opressão, representadas posteriormente para uma plateia que é convidada a participar, substituindo os atores, equacionando todas as possibilidades. NoTeatro-Fórum, como técnica teatral é utilizada uma pergunta feita pelo elenco aos espectadores. É apresentado um problema objetivo, através de personagens opressores, que entrem em conflito por causa dos seus desejos e vontades contraditórias. Nesta luta pelo seu objetivo, o oprimido.

    Já o Teatro Invisível é uma técnica de representação de cenas quotidianas onde os espectadores são reais participantes do fato ocorrido, reagindo e opinando espontaneamente na discussão provocada pela encenação.

    O Teatro Legislativo é uma experiência sócio-cultural que visa a produção de
    propostas legislativas e/ou jurídicas, a partir da intervenção do público em espetáculo de Teatro Fórum. É a forma de implantar o conteúdo político no Teatro do Oprimido. A partir dos problemas quotidianos da população, é feito um levantamento de informações para a elaboração de leis. Os grupos populares montam peças de Teatro-Fórum e apresentam-nas para diversos públicos. As intervenções realizadas pela plateia noTeatro-Fórum são anotadas em relatórios.

    Outras Matérias

    A PHP Error was encountered

    Severity: Notice

    Message: Undefined variable: outrasconsultas

    Filename: aluno/ver-editalalunos.php

    Line Number: 16



































    Galeria de Fotos