• Previsão do Tempo

    Busca

    Parceiros

    Ensino Fundamental

    Informações Gerais

    Sistema de Avaliação 1º Ano a 4ª Série

    O Colégio Platão busca introduzir o aluno num processo sistemático da construção do conhecimento, envolvendo as diversas áreas do saber e buscando o desenvolvimento de capacidades e a aprendizagem de conteúdos necessários à Vida em Sociedade.

    Respeitar nosso aluno como um ser único, com suas individualidades e, a partir daí, desenvolver um trabalho pedagógico, em que as experiências, as investigações e os conteúdos diversificados façam parte do currículo, de forma desafiadora, oportunizando a construção de significados.

    Sendo nossa avaliação um processo contínuo, a aplicação de diagnósticos é apenas um dos recursos de que dispomos para avaliar o desenvolvimento educacional de nossos educandos.

    No Ensino Fundamental de 1ª à 4ª séries a avaliação tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos no decorrer do ano letivo; sendo assim, ela se processa da seguinte maneira:

    Em cada bimestre serão realizadas 3 (três) avaliações:

    • 2 (dois) diagnósticos (mensal e bimestral) - Valor = 100cada um
    • 1 (uma) ficha qualitativa - Valor = 100

    A média bimestral é calculada pela média aritmética ponderada destas avaliações:

    Observações

    • No 1º Bimestre os alunos das 1ª Séries serão avaliados apenas pelo diagnóstico bimestral com valor 100 + a Ficha Qualitativa com valor 100, dividido por 2.
    • No 3º Bimistre, o diagnóstico mensal será substituído pela avaliação da Mostral Cultural.

    Sistema de Avaliação 5ª a 8ª Série

    O Colégio Platão busca introduzir o aluno num processo sistemático da construção do conhecimento, envolvendo as diversas áreas do saber e buscando o desenvolvimento de capacidades e a aprendizagem de conteúdos necessários à vida em Sociedade.

    Respeitar nosso aluno como um ser único, com suas individualidades e, a partir daí, desenvolver um trabalho pedagógico, em que as experiências, as investigações e os conteúdos diversificados façam parte do currículo, de forma desafiadora, oportunizando a construção de siginificados.

    Sendo nossa avaliação um processo contínuo, a aplicação de diagnósticos é apenas um dos recursos de que dispomos para avaliar o desenvolvimento educacional de nossos educandos.

    No Ensino Fundamental de 5 ª à 8ª séries a avaliação tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos no decorrer do ano letivo; sendo assim, ela se processa da seguinte maneira:

    Em cada bimestre serão realizadas 3 (três) avaliações:

    • Diagnósticos mensais - Valor = 100 e Peso = 3
    • 1 (uma) ficha qualitativa - Valor = 100 e Peso = 1
    • 1 (um) diagnóstico bimestral - Valor = 100 e Peso = 3

    A média bimestral é calculada pela média aritmética ponderada destas avaliações:

    Observações

    • Os diagnósticos mensais serão realizados em vários blocos com questões de múltipla escolha.
    • No 4º Bimestre teremos como uma das avaliações a Mostra Cultural. (valor = 100 e Peso = 2). A média será calculada de acordo com a fórmula:
    Atenção!

    O professor faz previamente a avaliação geral, e para cada item lança um conceito: (A,B,C,D ou E) cujos valores segue abaixo:

    • A- Sim, totalmente (valor = 100 pontos).
    • B- Sim, parcialmente (valor = 80 pontos).
    • C- Regularmente (valor = 50 pontos).
    • D- Não, parcialmente (valor = 30 pontos).
    • E- Não, totalmente (valor = 0 pontos).
      O valor total da avaliação poderá chegar a 100 pontos.

    Frequência Escolar

    O interesse e a participação nas aulas são requisitos mínimos para o bom desempenho escolar. Portanto, a frequência além de importante para o acompanhamento e desenvolvimento de nossos alunos, é OBRIGATÓRIA. O aluno que não cumprir no mínimo de 75% de frequência às aulas e às atividades escolares será considerado REPROVADO.

    Conselho de Classe

    O principal objetivo do Conselho de Classe é o de discutir e analisar o desenvolvimento educacional de nossos alunos, respeitando suas individualidades.

    Nossos conselhos acontecem ao final de cada bimestre. Nele participam Direção, Coordenação e Corpo Docente.

    Como funciona? Além das notas, levamos em consideração a análise das fichas qualitativas e fichas de ocorrências escolares, onde observamos o desenvolvimento global de cada um dos educandos.

    Ao final do 4º bimestre, a aprovação ou retenção do aluno na série é feita após minuciosa análise dos requisitos pré-estabelecidos e através de anotações realizadas no decorrer do ano pelos professores e coordenadores participantes do conselho.

    Please install Flash® and turn on Javascript.

    Platão TV

    Galeria de Fotos

    Enquete

    Qual a atividade/projeto que acha mais interessante?

  • Juri Simulado
  • Juri Simulado
  • Platão Fest
  • Platão Fest
  • Mostra Cultural
  • Mostra Cultural
  • Feira de Ciências
  • Feira de Ciências