• Previsão do Tempo

    Busca

    Parceiros

    Edital para os pais

    Hora de Comemorar

    09/03/2016

    Hora de Comemorar

    Festas Populares e o resgate dos fatos culturais
    Texto: Prepare as crianças para o mundo, 2ª edição. Capelatto, Ivan; Moises, David; Minatti, Angela. Página 305 - 306

    “Enquanto o coelhinho não vem”

    Pode ser uma simples festança de chocolate, com direito a feriadão, ou um dia repleto de comemorações e ritos religiosos. Seja lá como for, a Páscoa é uma daquelas datas muito especiais no calendário da criançada. Tem preparação, tem expectativa e tem contagem regressiva até a chegada do grande dia. Ainda bem. É assim que os pequenos aprendem a suportar a espera pelos momentos de prazer. É assim que vão desenvolvendo a capacidade de ter seus próprios desejos. E são os desejos que nos fazem querer alguma coisa na vida.

    Para ter este grande aprendizado, a molecada precisa que os pais ajudem em duas coisas: por um lado, programar coisas legais para fazer com os pequenos no feriado, falar de como tudo vai ser legal, criar clima; por outro lado, ajuda-los a esperar a hora de cada uma dessas coisas legais acontecer. Pode parecer contraditório, mas é assim mesmo que precisa rolar, seja às vésperas da Páscoa, do aniversário, do Dia das Crianças, do Natal ou qualquer outra data de valor semelhante, independente de religião ou costume.
    É natural as crianças esperarem por estes dias, e a expectativa não significa sofrimento. Claro que elas perguntam infinitas vezes “quantos dias faltam?” – e geralmente faltam muitos - , mas essa é uma das várias formas de irem construindo a noção de que a vida é um processo, com momentos diferentes ao longo do tempo. Uns de esforço, outros de angústia, outros de prazer, e assim por diante. Preparar-se para esta sucessão de momentos é sua grande tarefa, e elas estão empenhadas nisso.
    Portanto, vale caprichar na programação e deixar os pequenos babando de vontade. Não importa o número de ovos de chocolate, o valor do presente ou o cardápio do almoço. O importante é combinar algo de que eles gostem, principalmente para fazer juntos: passeios, visitas aos primos e amigos mais queridos, jogos e brincadeiras, uma passadinha na casa da vovó e coisas do gênero. Quanto maior a concentração de coisas boas neste dia, melhor.
    Até aquelas roupas novas que a molecada precisa ganhar regularmente, para substituir os farrapos, podem ser entregues na Páscoa. Para as crianças, será um ganho a mais e é isso o que conta. Se o orçamento deu uma folga e sobrou algum para comprar aquele brinquedo mais caro, pedido há meses, será ótimo entrega-lo numa destas datas especiais. É assim que se marca um dia de prazeres, diferente de todos os outros.
    Tudo bem que o coelhão do shopping distribua doces antes do domingo de Páscoa e que os amiguinhos da escola apareçam com um ovo de chocolate por dia. Ainda assim, vale o que foi combinado em casa entre pais e filhos; esperar o grande dia. O que não vale é romper este combinado, sob nenhum pretexto. Nem quando os pequenos mais afoitos se agarram às pencas de ovos no supermercado. Os pais que cedem nestas horas acabam fazendo papel de estraga – prazeres.
    Negar um mero ovinho de chocolate na padaria parece coisa de mãe desnaturada, mas nesse caso é um meio de ajudar as crianças em seu aprendizado. Pedidos e birras fazem parte deste processo e, por mais veementes que sejam, são fruto de uma simples vontade. Se for prontamente atendidas, esta vontade se fortalece e volta; se esbarrar na postura firme e coerente da mãe, ele servirá de combustível para a criança alcançar um outro patamar no seu crescimento.
    (março de 1998)

    Outras Matérias

    REUNIÃO PARA ALUNOS NOVOS E 6°ANO

    19/02/2018

    COMUNICADO DIAGNÓSTICO MENSAL DE BIOLOGIA - 9° ANO

    19/02/2018

    COMUNICADO CELULAR PARA O DIA 22/02 - 6° ANO

    19/02/2018

    PROJETO OCORRÊNCIAS 2018 - ENSINO FUNDAMENTAL II

    07/02/2018

    CONVITE PARA A PALESTRA: O EDUCANDO NO SÉCULO XXI, COM IVAN CAPELATTO

    13/06/2017

    Inscrições para Copa de Futebol Suíço dos Pais, Professores e Funcionários dos Colégios Platão, Mater Dei e Escola Evolução

    22/02/2017

    CALENDÁRIO REFERENTE AO ANO LETIVO DE 2017 - 1ª e 2ª SÉRIES

    15/02/2017

    CALENDÁRIO REFERENTE AO ANO LETIVO DE 2017 - 3ª SÉRIE

    15/02/2017

    HORÁRIO DAS REUNIÕES DE ENTREGA DE BOLETINS

    28/04/2016



































    Galeria de Fotos